Transporte

Volvo aposta na auto-condução para a coleta de lixo

Novo caminhão Autônomo da Volvo

A Volvo aposta na auto-condução e já está testando essa tecnologia em caminhões para fazer a coleta de lixo nas cidades.

Para fazer o projeto acontecer a Volvo fez parceria com a Renova, uma empresa especializada em coleta e reciclagem de resíduos na Suécia. Além disso, a empresa buscou também a expertise de quem está atuando fortemente nos carros autônomos, a Uber. Em agosto do último ano, a montadora sueca anunciou a parceria de US $ 300 milhões com a Uber, para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que pudessem ser aplicadas aos carros autônomos.

O sistema do caminhão funciona da seguinte maneira: primeiramente o caminhão será dirigido de forma manual enquanto o GPS e todos os sensores fazem o mapeamento e a memorização das rotas. Após isso, quando o veículo retornar a essa região, já saberá por deve ir e onde deverá fazer as paradas para coleta. Assim, o motorista poderá ativar a auto-condução e descer do veículo, fazendo a coleta enquanto o caminhão.

Confira abaixo:

Embora não tenha especificado as potenciais economias de custos, a Volvo acredita que essa tecnologia trará diversas vantagens. Além de garantir mais agilidade e eficiência nas coletas, esse novo sistema garante maior proteção aos funcionários, que geralmente apresentam lesões decorrentes do exercício da profissão.

A fase de testes continuará até o final de 2017, e até lá espera-se que novas melhorias sejam implementadas. A Volvo anunciou também um projeto parecido de veículos auto-condutores, porém para atuar em minas subterrâneas.

Mídias: Volvo