App

Como um aplicativo está ajudando os refugiados ao redor do mundo

É incrível quando a tecnologia e a facilidade de acesso à informação são utilizadas para promover o bem! É exatamente isso que Shelley Taylor queria quando criou o RefAid.

Taylor é uma engenheira veterana do Vale do Silício e desde o início de 2016 começou a pensar se uma aplicação móvel seria uma boa solução para ONGS se conectarem à quem necessita de ajuda. Após fazer uma breve pesquisa e constatar receptividade por parte das organizações e a real necessidade do aplicativo, Taylor iniciou os trabalhos de criação.

Em apenas um final de semana, utilizando a plataforma de criação de sites de sua própria empresa, Taylor e sua equipe construíram o RefAid. O app foi lançado em fevereiro de 2016, inicialmente no Reino Unido e na Itália, posteriormente em outros países da Europa e do mundo. Atualmente está disponível em 14 países ao redor do mundo.

O RefAid é um aplicativo que conecta os refugiados com serviços extremamente necessários a eles, justamente no momento em que eles mais precisam. Organizações como Cruz Vermelha, Save The Children e diversas outras instituições beneficentes se conectam com os refugiados através do aplicativo. Até o momento são mais de 400 instituições conectadas.

Com uma interface simples e usabilidade amigável, o aplicativo utiliza a tecnologia de geolocalização para orientar estes refugiados onde eles podem encontrar serviços como abrigo, alimentação, cuidados com saúde e muitos outros.

Para ganhar a confiança dos refugiados e garantir sua segurança, o aplicativo preserva totalmente a identidade dos usuários, solicitando apenas um endereço de e-mail, sem nomes ou outras informações pessoais.

A utilização da plataforma pelas ONGS para se conectar aos refugiados cresce a cada dia, dessa forma, milhares de pessoas têm recebido ajuda e cada vez mais vidas têm sido salvas.

Fonte: Mashable