Startup

Bancos inteligentes fornecem acesso a internet e recarga de dispositivos

Startup cria bancos inteligentes que fornecem acesso a internet e recarga de dispositivos através da energia solar.

Soofa é uma Startup fundada por três mulheres estudantes do MIT. A Startup desenvolve soluções e dispositivos IoT que são espalhados pelas cidades, acreditando que a tecnologia e a inovação devem ser utilizadas para construir cidades cada vez mais inteligentes e benéficas à sociedade.

A Startup criou o Soofa Bench, bancos que permitem  carregar seus dispositivos e dão acesso à internet sem fios. Os bancos captam a energia solar através de mini painéis embutidos e permite que os usuários utilizem essa energia para recarregar seus dispositivos.

A ideia principal do projeto era implementar algum dispositivo IoT para coletar dados afim de auxiliar em melhorias e eficiência de serviços que atendam as necessidades da sociedade. Para isso, era necessário implementar algo em áreas urbanas com grande acesso da população, foi aí que surgiu a ideia dos bancos nos parques.

Os equipamentos possuem dispositivos que coletam a todo momento dados importantes, que são vendidos para governo e empresas. Eles detectam por exemplo, a concentração de pessoas naquele determinado local e horário, permitindo mais eficiência em ações, promoções e eventos.

Os primeiros bancos foram instalados em Boston, há três anos. Atualmente eles já estão disponíveis em 65 cidades dos Estados Unidos e em diversos outros países como Alemanha, Costa Rica e Arábia Saudita. Além dos bancos, a Startup comercializa a estação de carregamento avulsa, que pode ser  acoplada numa estrutura já existente.

Fotos: Soofa