Tecnologia

Empresa cria tecnologia que carrega carros elétricos em movimento

O futuro da mobilidade urbana tende a apresentar veículos autônomos, elétricos e cada vez mais conectados. Carros, caminhões e até trens têm sido desenvolvidos levando em conta estes aspectos e a Qualcomm, empresa conhecida por ser de tecnologia móvel, está desenvolvendo tecnologias para atender essa tendência.

A empresa estado-unidense revelou no último mês o seu novo sistema de carregamento: o Halo DEVC ( sigla para Dynamic Electric Vehicle Charging” ou ”Carregamento sem fio de veículo elétrico em português” ). A tecnologia permite que um carro seja carregado de forma dinâmica, ou seja, é capaz de carregar a energia do veículo enquanto ele se movimenta.

A empresa testou a nova tecnologia em uma pista em Versalhes, na França, onde provou que o sistema funciona. Eles usaram dois utilitários da Renault que foram testados e receberam a recarga de 20kW simultaneamente ao passar pela pista de ”carregamento dinâmico” de 100 metros instalada no local.

Como Funciona

Para fornecer a energia trilhas modulares são embutidas ao chão da estrada. Cada módulo de 100 metros possui quatro fontes de alimentação e cada fonte dessa possui sub-módulos de 14 blocos que são conectados por circuitos para a conversão de energia.

Além do equipamento instalado nas estradas, os veículos que utilizam essa tecnologia devem ser equipados com receptores, que permitem capturar a carga magnética e convertê-la em energia para o veículo.

A empresa acredita que os carros elétricos dominarão o mercado e que tecnologias como essa podem ajudar a garantir um grande aumento na procura destes modelos.

Fotos: Qualcomm