Tecnologia

Michelin divulga seu novo pneu impresso em 3D

A Michelin – empresa fabricante de pneus conhecida no mundo todo – divulgou essa semana numa conferência que ocorreu em Montreal o seu mais novo conceito de pneu feito em uma impressora 3D. Este conceito foi projetado para tornar a mobilidade mais eficiente, segura e ecológica.

O processo de reciclagem está presente em todas as etapas do projeto: antes, na utilização de materiais reciclados durante a fabricação; durante, na manutenção do produto e depois, ao fim de sua vida útil, o pneu pode ser novamente reciclado.

 

O pneu apresenta o mesmo padrão de desempenho dos tradicionais, porém ele possui algumas vantagens. Seu design futurístico também foi projetado com o foco na otimização de materiais. O pneu não possui ar e sua arquitetura permite que seja utilizada apenas a quantidade necessária de materiais, garantindo a mesma eficiência.

Além de reduzir os custos na produção devido à utilização de material biodegradável, este conceito permite que a banda de rodagem seja ”recarregada” por uma impressora 3D. Outra vantagem que a impressão 3D oferece é que durante todo o processo de produção nenhum resíduo é desperdiçado melhorando ainda mais a conservação dos recursos.

Ele possui ainda sensores que monitoram as informações em tempo real sobre as condições do pneu e o indica quando é necessário fazer a recarga. Tudo isso pode ser monitorado por meio do aplicativo Print & Go.

A Michelin ainda não divulgou o prazo de finalização do produto e do seu lançamento no mercado.

Fonte: Michelin