Drones Tecnologia

Pesquisadores desenvolveram drones com visão de raio-x

Pesquisadores da Universidade da Califórnia – Santa Bárbara – desenvolveram um método do qual permite que os drones enxerguem através das paredes. Para a universidade essa tecnologia pode auxiliar em diversas execuções, como buscas, resgates de emergência, mapeamentos estruturais e até descobertas arqueológicas.

Para fazer o mapeamento tridimensional, segundo os pesquisadores a técnica utilizada é bem simples. O método utiliza apenas as medições de WiFi RSSI, que nada mais é do que o indicador de força do sinal recebido do dispositivo.

Os pesquisadores divulgaram o experimento onde comprovam a eficácia do estudo. Para isso, eles utilizaram dois drones para rastrear uma estrutura previamente construída para simular um ambiente fechado. Enquanto um drone emitia sinais de WiFi de um lado da estrutura, o outro recebia o sinal, mapeando a força com a qual era recebido do outro lado da parede.

Após executar algumas rotas previamente definidas, os drones utilizam o método de imagem desenvolvido pelos pesquisadores para compilar os dados rastreados e revelar a área mapeada por trás das paredes gerando as imagens tridimensionais do ambiente rastreado.

Confira o experimento no vídeo abaixo:

Fonte: Universidade da Califórnia – Santa Barbara