Tecnologia

Essa ”tinta solar” é capaz de absorver energia da umidade do ar

Por Onlyyouqj - Freepik.com

Uma equipe de pesquisadores da Instituto de Tecnologia de Melbourne desenvolveu uma pintura que pode ser utilizada para gerar energia limpa. A tinta é capaz de produzir combustível de hidrogênio através da umidade do ar.

A tinta possui um composto que atua como uma espécie de gel de sílica, que é utilizado para absorver e umidade e manter alguns produtos protegidos. Esse composto combina o óxido de titânio – que é comumente utilizado em tintas de parede – com uma nova substância: o sulfureto de molibdênio.  Essa substância tem um diferencial, ela atua como um semicondutor e é responsável por catalisar a divisão dos átomos de água em hidrogênio e oxigênio.

Os pesquisadores divulgaram o relatório do estudo onde explica que o material, além de absorver a energia solar, consegue absorver também da umidade do ar. A utilização da tinta ainda deverá ser estudada e não deve ser comercializada antes dos próximos cinco anos.

O produto é uma alternativa para áreas onde não há aplicabilidade para os painéis solares, assim possibilitando que qualquer propriedade possa gerar energia limpa. É possível aplica-lo em qualquer superfície que possa ser pintada: paredes, cercas e até a casinha do cachorro podem ser transformadas em uma fonte geradora de energia limpa.

Essa é mais uma iniciativa tecnológica, das várias que têm surgido com o objetivo de ajudar a humanidade a diminuir os impactos ambientais decorrentes dos combustíveis fosseis, promovendo soluções limpas e sustentáveis.