Drones Tecnologia

Estes drones foram desenvolvidos para ajudar a combater o desmatamento. Confira!

Muitas empresas tem apostado no desenvolvimento de drones e na e sua utilização para entrega de produtos, porém essa startup está desenvolvendo um drone com uma missão muito mais ousada do que carregar pacotes de produtos. Sua ambiciosa missão é simplesmente dizimar os impactos do desmatamento nas florestas.

Motivada pela vontade de fazer algo para reduzir os impactos causado pelos desmatamentos e aliado a facilidade que se tem ao acesso às tecnologias como as dos drones, a engenheira australiana Dra. Susan Graham ajudou a construir um sistema integrado ao drone capaz plantar até 100 mil árvores por dia.

Como funciona

O processo é feito com a utilização de dois drones. O primeiro é enviado ao local, onde faz uma varredura e digitaliza a área, buscando o melhor local para o plantio. O sistema faz um mapa 3D da área, identificando todo tipo de informação da área como a topografia e possíveis obstruções no local e através dos algorítimos do sistema identifica as áreas consideradas mais férteis.

Feito isto, o segundo drone é enviado ao local, levando consigo todas as informações previamente levantadas e a carga com as sementes. O sistema então identifica as áreas propícias ao plantio e inicia o disparo das sementes ao solo.

A vantagem é que este equipamento pode chegar em locais de difícil acesso, executando um trabalho quase que humanamente impossível, de forma rápida, eficaz e com menor custo. Em uma entrevista ao ABC News, Dra. Susan afirmou que essa tecnologia é capaz de plantar 10 vezes a taxa de plantio com apenas 20% do custo comparado ao trabalho manual.

Recentemente a tecnologia foi testada em Dungon, uma cidade da Nova Gales do Sul. Confira: