Tecnologia

Conheça o primeiro robô de segurança autônomo do mundo

A força policial de Dubai agora vai contar com um reforço nada convencional: o O-R3. Este robô é um carro autônomo que poderá ajudar a polícia atuando como unidades de vigilância móvel.

O O-R3 é o primeiro robô autônomo de segurança terrestre no mundo. O veículo foi desenvolvido pela Otsaw, uma empresa de soluções tecnológicas de Singapura, com quem a polícia de Dubai fez uma parceria para implantar este novo sistema de segurança.

Seu objetivo não é acabar com o trabalho da polícia, mas sim ajudá-la. O equipamento será utilizado para patrulhas em determinadas áreas da cidade, rastreando qualquer tipo de atividade incomum que possa ocorrer e auxiliar o trabalho da polícia.

O equipamento não precisa de treino prévio, ele é alimentado por um suporte avançado de inteligência artificial que o permite ter uma orientação intuitiva do ambiente, onde pode automaticamente detectar anormalidades, evitar obstáculos e percorrer sua rota de forma inteligente.

Ele possui câmeras de alta tecnologia que além da visão 360 conta com algumas funções especiais, como imagens térmicas, reconhecimento facial e de placas de veículos e vários sensores e dispositivos que garantem sua eficiência e auxiliam na coleta de informações.

Caso a situação fuja do seu alcance, o veículo conta ainda com um ”ajudante”, um drone que pode ser acionado para agir em conjunto com o robô, ambos sendo monitorados e vinculados à uma central de comando da polícia.

Seu sistema emite alertas à uma central de controle sempre que há alguma ação suspeita, captando todos os detalhes possíveis para ajudar a tomar as medidas necessárias.

Para a força policial de Dubai a ajuda de novas tecnologias, como os carros autônomos por exemplo é fundamental e será utilizada cada vez mais como solução de segurança pública e diz que a polícia de Dubai contará com 25% de seu trabalho composto por estes serviços robóticos até 2030. A Otsaw espera implementar o O-R3 Dubai até final de 2017 .

Imagens: Otsaw